Media social, rede social, comunidades virtuais e nossa identidade
Existem alguns conceitos que se imbricam quando estamos falando sobre networking entre indivíduos cujo trabalho envolve a internet: rede social, comunidade virtual e midia social. Eles estão relacionados, mas não se equivalem.
“Rede social” se refere a um modelo de análise sociológica, cada vez mais apreciado e útil na pesquisa social. As redes são estruturas sociais analisadas do ponto de vista dos indivíduos (atores) que a constituem e das relações através das quais eles o fazem. Os pontos de análise, portanto, são os nódulos (os indivíduos) e ligações entre os atores. Esta abordagem permite sofisticadas modelagens quantitativas, onde se pode medir a densidade de ligações na rede, a centralidade dos nódulos e até mesmo medir capital social.
Capital social é o valor associado aos contatos, ou ligações entre os atores. Este conceito é a força motriz por trás de iniciativas comerciais em estimular as interações em redes sociais pré-existentes bem como o seu crescimento ou até mesmo gênese.
As redes sociais não são necessariamente digitais. O conceito independe da maneira como as relações entre os atores são estabelecidas e mantidas. No entanto, pela ênfase nas relações não locais e no aspecto difuso da estrutura resultante, naturalmente esta abordagem ganhou proeminência com a crescente utilização da internet em todos os tipos de relações sociais (de compra e venda, governamentais – entre indivíduos e o governo -, de amizade, profissionais, de divulgação de notícias, de partilha de dados e informação, de ativismo social, de amizade, de romance e outras).
As redes sociais que se formam e se mantém na internet constituem comunidades virtuais. Estas comunidades podem ser de diversos tipos, como as não-digitais. No entanto, estas comunidades tendem a ter uma dinâmica muito mais próxima do modelo de redes não locais. Enquanto estas sempre existiram, antes das modernas tecnologias de comunicação e informação, os elementos locais necessariamente predominavam e determinavam a tônica dos aspectos substantivos das relações sociais, como centralidade, poder, influência, agendas, etc. Com as comunidades virtuais, a localidade de grupos de atores influi bem menos.
O crescimento imprevisto, há décadas, das comunidades virtuais e da comunicação digital fez com que a mídia industrial perdesse o monopólio sobre a difusão e partilha de informação: apareceram as midias sociais. As midias sociais são sistemas de compartilhamento de dados, informação e produção intelectual de maneira geral onde todos os contribuintes têm a chance de produzir informação, bem como de ter acesso a ela. Estas midias revolucionaram os sistemas tradicionais de autoria e mesmo de produção de conhecimento.
Dentro desta perspectiva de uma produção cada vez mais horizontal de informação e dados, Pierre Levi introduziu o conceito de inteligência coletiva, que é a emergência de formas mais complexas de organização, bem como de inovação e saber na rede e em função de sua estrutura e relações.
Todos estes conceitos iluminam fenômenos diretamente implicados no nosso dia-a-dia, especialmente no dia-a-dia de pessoas, como nós, cuja principal atividade profissional é gerar informação digital. Em certo sentido, nós somos a informação digital que nós mesmos produzimos, incluindo aí nossa identidade.
Se nossa identidade é socialmente contruida em relações sociais predominantemente virtuais, a importância de planejar corretamente e controlar nosso lugar nos “espaços virtuais” por onde andamos ou deixamos de andar pode fazer toda a diferença entre sermos ou não VIÁVEIS socialmente.
More later!
Marília
Os links deste texto:a
http://en.wikipedia.org/wiki/Social_media
http://en.wikipedia.org/wiki/Social_network
http://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_community
http://www.community-intelligence.com/blogs/public/archives/000288.html
1 comentários :
Marília,
ando meio desligado do diHITT, onde ensaiamos alguma aproximação e hoje, por acaso, dei uma volta melhor pelos seus trabalhos. Parabéns, fiquei impressionado, mesmo sem poder ter aprofundado mais.
Espero que possamos trocar mais idéias, nem que seja por conta gotas.
Abraço, Edu
-ps: estou copiando esta msg para pg de recados/msg do diHitt, na expectativa de chegar à Vc
Postar um comentário