A CNSN é uma sociedade secreta, ou quase, constituída por indivíduos com deficiência em BCCS (um marcador genético que condiciona a capacidade de compreender comunicação não verbal em negociações, sacanagens institucionais, entre outras necessidades óbvias do mundo real). Não se entusiasme, verme, pois agora que mapeamos o BCCS, temos um plano infalível para dominar o mundo. Ou curar a ressaca.

22 de abr. de 2009

Série redes sociais digitais e midia social (2): capital social, karma e ranking

Como já foi comentado aqui, capital social é o valor associado às relações que estruturam e organizam as redes sociais (sejam elas digitais ou não). Em comunidades virtuais, foram desenvolvidos indexadores para este capital. O termo genérico para estes indexadores é “karma”.

Cada tipo de comunidade apresenta um mecanismo diferente, mais ou menos formal, de medir o karma do membro. Em comunidades de relacionamento, onde nenhum outro dado quantitativo é exibido além do número de contados, nódulos da rede, ou “amigos” (na terminologia das comunidades), esta é a medida de karma. O número de amigos no Facebook, MySpace ou Orkut é o karma do membro, o qual, espera-se, reflita a capacidade de influenciar efetivamente o comportamento de outros.

Indivíduos com muito karma também são conhecidos como “media stars” (estrelas de midia). A única coisa que se pode dizer é que o karma mede o status do indivíduo numa rede social, e, portanto, indiretamente, seu capital social nesta rede. Por que indiretamente? Porque nem sempre o indexador reflete realmente a capacidade de influenciar comportamento. Em outras palavras, nem sempre reflete PODER.

O poder é uma consequência da habilidade em fazer uso do status alcançado através de estratégias de comunicação.

Sakamoto e colaboradores estudaram o comportamento de individuos na comunidade virtual Digg, na qual os membros partilham notícias e votam nelas, atuando como editores. Os pesquisadores identificaram um pequeno grupo de indivíduos que partilha entre si um papel dominante na comunidade, acumulando grande karma. Estes autores definem tal comportamento como “reciprocidade transacional com o intuito de construir reputação”. Os autores, no entanto, não avançam muito quanto à CONVERSÃO deste capital em outras formas de capital, deixando uma lacuna, ao meu ver, entre karma e MARKETING.

Esta lacuna só pode ser entendida explorando os complexos conceitos envolvidos em Social Media Marketing, ou SMM. SMM é o conjunto de estratégias e recursos disponíveis a empresas e indivíduos para promover seu produto – seja ele uma mercadoria, uma idéia ou sua própria imagem.

Este será tema para outro artigo, avançando na reflexão sobre comunidades virtuais.

Podemos concluir, portanto, que o karma é uma medida de status e estabelece um ranking. Em algumas comunidades virtuais, o ranking, como tal, já é medido. A comunidade brasileira diHITT, que integra submissão de textos de terceiros, próprios, comentários e votos, possui um sistema automatizado de rankeamento.

Numa comparação com o sistema de rankeamento desenvolvido por Search Engines, ou Sistemas de Busca, como o Google, o rankeamento pode ser visto como promoção direta do conteúdo do rankeado. No caso do Google, a importância do ranking é tão grande, que otimizar o conteúdo dos websites para alcançar melhor ranking, e, portanto, aparecer nos primeiros lugares nas buscas efetuadas com palavras-chave interessantes (para o site), gerou uma nova área de expertise: o SEO – Search Engine Optimization.

Especialistas em SEO podem ganhar centenas de milhares de dólares otimizando o conteúdo de websites. Para isso, precisam conhecer profundamente o comportamento do algoritmo utilizado pelo Google para rastrear e rankear websites.

Hoje ficamos por aqui.

Uma referência legal:

The Karma of Digg: Reciprocity in Online Social Networks

Continua...

Marilia

2 comentários :

  1. Thiago Blauth Ferreira disse...

    Olá Marilia interessante sua abordagem, vou puxar o dialogo para um outro lado que eu ainda não vi ser explorado pelos estudiosos das mídias sociais... “Interação Multiplayer”, é um tema que eu estou estudando já faz algum tempo, eu trouxe essa idéia de um jogo muito famoso, senão o mais famoso dos últimos tempos... “Counter-Strike”, onde múltiplos usuários de um mesmo time têm que agir de forma coordenada e com muito dialogo na execução das estratégias, isso tudo evoluindo em tempo real, visando um objetivo... “Vitória”, e ao final ela traz status para os participantes... Só que em jogos multiplayers a vitória é distribuída para o grupo inteiro e todos compartilham dessa vantagem... O tal do capital social é distribuído entre o grupo e todos até mesmo de outros times respeitam isso e quando interagem com um integrante de um time vencedor dialogam como se estivesse dialogando com o grupo inteiro do outro time! É uma experiência que pode ser sentida por qualquer participante de qualquer time! Acho eu que esse modo de interação seja o futuro das redes sociais, por que ele leva consigo um outro tema que é muito polemico e empolgante... “Realidade Virtual”. O Second Life não soube explorar isso por que pecou num detalhe que eu aço crucial “Realidade Alternativa”, o Second Life tenta imitar e seguir as mesmas regras do universo real, e migrar experiência do universo real para um alternativo onde as ações e regras sejam as mesmas da vida real se torna literalmente perda de tempo e não oferece nada desafiador e novo na construção da interação entre indivíduos... Toco no ponto de desafiador por que é a chave de sucesso dos jogos multiplayers... O desafio entre oponentes... Explorando os limites ao máximo dentro de uma atmosfera... Criando novas regras que se encaixem dentro das superiores onde nem uma entra em conflitos com as outras e onde todas são executadas ao mesmo tempo!

    Cara Marilia... Fazia maior tempão que eu não via clarear a web com um espírito tão luminoso quanto o seu... É gratificante trocar idéias com espíritos como o seu!

    Paz no coração e Luz na razão irmã.

  2. Maria Martha Nader disse...

    olá Thiago, por favor me mande o máximo de links sobre o assunto, pode ser para cá mnesmo, obrigada.